O Alentejo tem muito mais para oferecer. As praias e o campo são pequenos paraísos acessíveis a todos os amantes da natureza no seu estado mais puro.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Zambujeira do Mar


 Foi elevada a freguesia em 30 de Junho de 1989 (pertencia antes à freguesia de São Teotónio), sendo a mais pequena do concelho.

Praia dos Alteirinhos, pertencente à Freguesia

A principal actividade é o turismo, mas são também relevantes a agricultura, a pecuária e a pesca, albergando um dos quatro portos do concelho (chamado de Entrada da Barca).
Em Agosto realiza-se o maior evento do calendário da freguesia: na 1.ª quinzena do mês decorre o Festival do Sudoeste, o maior dos festivais de música de Verão do país que acolhe milhares.

Festival Sudoeste TMN, 2007

A Zambujeira é também conhecida pelas ondas propícias à prática de surf, bodyboard, etc., fazendo parte do roteiro dos amantes destes desportos. Com relativa frequência, realizam-se torneios e campeonatos de surf abertos a todos ou até com personalidades mediáticas.



Por ser uma comunidade piscatória, o mar levantava muitos medos à população, principalmente às famílias dos que faziam vida do mar. Então mandou-se erguer uma capela a que apelidaram de "Capela da Nossa Senhora do Mar" virada para o oceano, abrigando a fé de todos os que esperavam o bom regresso dos pescadores.

Capela da Nossa Senhora do Mar

No que toca ao turismo, está bastante explorado desde alguns anos a esta parte. A freguesia é tipicamente turística e isso torna-se óbvio a cada passo, abundam as particulares lojas de lembranças e acessório de verão, os turismos de luxo, um bom apoio ao turista por parte da população e da Junta de Freguesia.
 
Praia da Zambujeira do Mar
 

1 comentário:

  1. A informação quanto aos desportos de ondas não está correta! Campeonatos são de bodyboard! É um desporto muito forte na região!

    Parabéns pelo blog!

    cumprimentos

    ResponderEliminar