O Alentejo tem muito mais para oferecer. As praias e o campo são pequenos paraísos acessíveis a todos os amantes da natureza no seu estado mais puro.

domingo, 17 de outubro de 2010

Longueira / Almograve



É uma freguesia recente, reconhecida em 2001. A sua costa oferece bonitas praias encaixadas nas falésias e com extensos areais, como a Praia das Furnas (junto da foz do Mira) ou a própria Praia do Almograve.


Praia do Almograve, 2008

A nível económico, a freguesia depende da agricultura, pecuária, pesca (existe perto do Almograve o Porto de Pesca de Lapa de Pombas), e do turismo (sobretudo no Verão).
É uma freguesia tímida que não se expõe muito mas anda na boca do povo pelas melhores razões. Foram criadas condições para a recepção de turistas: bons restaurantes, bons locais de repouso, … que tornaram esta freguesia mais apetecível.


Turismo na Natureza, Almograve, 2008




Habitação em Longueira/Almograve, 2009

A 15 minutos da freguesia de Vila Nova de Milfontes e a 20 de Odemira, a freguesia de Longueira/Almograve encontra-se bem perto dos maiores centros enquanto se mantém no seu refúgio calmo e sereno.
Um marco importante de Almograve é o seu largo da Igreja. A sua amplitude serve de ponto de encontro e de ponto de referência.


Largo da Igreja, em Almograve, 2009


 
Em 1991 a autarquia comprou o Moinho de Vento da Longueira, trata-se de uma construção de larga envergadura do início dos anos 20.Depois de reestruturado, foi contratado um moleiro para que o moinho voltasse a trabalhar de forma tradicional, sendo usado actualmente pela população local que ai pode comprar farinha ou moer grão, pagando pelo serviço uma maquia de 15% sobre a quantidade do cereal.


Moinho de Longueira, 2007



Praia de Almograve, 2010



Sem comentários:

Enviar um comentário