O Alentejo tem muito mais para oferecer. As praias e o campo são pequenos paraísos acessíveis a todos os amantes da natureza no seu estado mais puro.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

S.Teotónio

É uma grande freguesia que se estende desde o interior da serra até à região de mar. A sua paisagem é, portanto, variada e rica, marcada por campos, serras, vales e praia.
Tem este nome em homenagem ao santo (o primeiro português) que, segundo reza a lenda, converteu uma aldeia muçulmana inteira ao cristianismo.
S.Teotónio é a freguesia mais vasta do concelho, mesmo perdendo os territórios de Zambujeira do Mar em 1989, e tem cerca de 5000 habitantes.


Escola Primária do Brejão, 2009.

 
São Teotónio é, economicamente, das freguesias mais ricas e produtivas, sendo as suas principais actividades a pequena indústria, agricultura, pesca, produção de floresta, comércio e turismo.
Esta vila dinâmica tem imenso para oferecer, começando pela Igreja paroquial num grande largo apelidado de “Quintalão”. Nos últimos anos, a população tem-se voltado a unir à religião e esse grupo católico tem criado iniciativas bastante positivas para a população. 


Largo da Igreja, em S.Teotónio, 2006



 
A Igreja data de finais do século XIV, e mereceu uma reconstrução parcial depois do terramoto de 1755. No altar repousam as imagens da Nossa Senhora do Carmo (padroeira da freguesia), de São Teotónio (padroeiro da Vila) e de Santo António.  
As praias desta freguesia assumem as características da reduzida dimensão e da abundância em rochedos. Essas pequenas maravilhas são Odeceixe-Norte, Amália, Carvalhal e Cavaleiro.


Praia de Odeceixe, zona Este pertencente à Freguesia, 2007



Praia do Cavaleiro, 2009



 
Praia do Carvalhal, 2010, por Daniela

Nestas regiões, a paisagem é ainda mais rural. Perto do mar, existem as inéditas casas em taipa com o típico suporte lateral e mantêm as emblemáticas barras azuis ou (as mais recentes) amarelas e o branco caiado.

Habitação perto da Praia do Carvalhal, 2010, por Daniela
 
Existe ainda o porto de pesca em Azenha do Mar, que hoje se encontra desfalcada de pescadores por falta de apoios mas continua a ser um importante ponto de visita.
A cultura artesanal e ligada à tradição mantém-se de tal forma que na pesca ainda se vêm imensas técnicas de outros tempos (tal como na agricultura).

Porto de Pesca de Azenha do Mar, 2009

 S.Teotónio tem um mundo para oferecer e está bem perto. Aglutina quaisquer que sejam os gostos individuais tendo sempre presente o conforto e a descoberta.



Monte da Seiceira, Brejão, 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário