O Alentejo tem muito mais para oferecer. As praias e o campo são pequenos paraísos acessíveis a todos os amantes da natureza no seu estado mais puro.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Odemira, mar de riqueza.



Odemira é o concelho de maior extensão em Portugal aglutinando em si uma enorme diversidade de paisagem, história e cultura.
Tem 17 freguesias, todas elas bastante ricas mas este blogue centra-se essencialmente nas de Vila Nova de Milfontes, S.Teotónio, Zambujeira do Mar e Longueira/Almograve pelas suas zonas de mar.
 
 
 
O município tornou-se, nos últimos anos, um local de passagem obrigatória para quem procura o típico conforto do clima, a palavra amiga do povo e também as já conhecidas feiras representando o que de melhor se produz no concelho e o festival de música que atrai milhares no verão.
Localizado bem a sul, roçando o Algarve, Odemira ainda guarda a tradição, pratica-se (ainda que de forma deficiente comparada a outrora) a pesca artesanal e a agricultura biológica e rudimentar. Ainda se transmitem saberes, estórias, "mezinhas" e mitos.
A reduzida taxa de alfabetização torna as pessoas destas terras ainda mais genuínas, que criam palavras próprias mesmo que nunca as tentem escrever.
 

4 comentários:

  1. muito bom !
    informação muito boa !
    Bom trabalho, continua !

    ResponderEliminar
  2. Vila Nova de Milfontes é o melhor sítio do Mundo :)

    ResponderEliminar
  3. está aqui um bom trabalho... temos que dar valor e reconhecimentos aquilo que temos bem junto de nos... parabens

    ResponderEliminar